Éverton Gonçalves de Oliveira nasceu na cidade de Formiga, no dia 24 de dezembro de 1986. É pós-graduado em Serviço Social, com formação pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS Varginha e especialização pelo Instituto IPB, em Belo Horizonte. Atua como assistente social concursado, o que fortalece sua experiência nas políticas públicas voltadas ao bem-estar social.
Está atualmente em seu segundo mandato como vereador. Foi eleito pela primeira vez em 2020, com 264 votos, inicialmente pelo PCdoB e atualmente filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Desde o início da sua trajetória legislativa, tem como prioridades as áreas de habitação, assistência social, educação, saúde e turismo.
Dentre seus projetos de destaque está o Renda Cidadã, o Projeto Primeira Experiência, políticas públicas voltadas para a mulher e ações de fortalecimento do atendimento hospitalar. Um dos principais objetivos dessas iniciativas é oferecer apoio às mulheres com medida protetiva em situação de risco e vulnerabilidade social, além de direcionar recursos financeiros para a Santa Casa, acolher adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade — especialmente dependentes químicos e mães solo.
Durante seu mandato, Éverton destinou R$ 250 mil em emendas para a Santa Casa de Guapé durante a pandemia. Na educação, defende a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas municipais, e na assistência social criou o Renda Cidadã do Município. Também viabilizou R$ 675 mil para a educação, que resultaram na compra de dois ônibus escolares.
É autor da lei do auxílio-aluguel para mulheres com medida protetiva Maria da Penha, voltada à proteção de mulheres em situação de risco. Também criou a lei que proíbe fogos de artifício com estampido, em atenção às causas que envolvem pessoas com autismo, idosos e pessoas com deficiência.
Entre as principais áreas de atuação do seu mandato atual estão: turismo, habitação, assistência social, saúde e educação. No mandato anterior, exerceu o cargo de 1º secretário da Câmara Municipal durante os dois primeiros anos, demonstrando liderança e compromisso com o processo legislativo.
Éverton também foi responsável por uma importante modernização na Casa Legislativa: a implantação das transmissões ao vivo das reuniões da Câmara, promovendo maior transparência e participação popular.
Atualmente, preside a Comissão de Planejamento, Obras e Serviços Públicos, reforçando sua atuação em temas estruturais do município. Seus mandatos compreendem os períodos de 2021 a 2024 e o atual, que teve início em 2025.