Dezenas de jovens participam do lançamento do Parlamento Jovem em Guapé
O Parlamento Jovem conta com a presença de estudantes do Ensino Médio e Fundamental das instituições de ensino de nosso município, que farão parte deste parlamento, onde discutirão neste ano de 2023, o tema principal: ''Jovem e mercado de trabalho''.
Publicado em 23/03/2023 10:04 - Atualizado em 23/03/2023 10:10
Na noite desta última quarta-feira (22/03), a Câmara Municipal de Guapé realizou o lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2023. Dezenas de alunos da Escola Estadual Professor Antônio Passos Silva e Escola Estadual Dr. Lauro Corrêa do Amaral participaram do evento e tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o projeto, além de escutar relatos de quem já vivenciou na prática o Parlamento Jovem.
O Parlamento Jovem conta com a presença de estudantes do Ensino Médio e Fundamental das instituições de ensino de nosso município, que farão parte deste parlamento, onde discutirão neste ano de 2023, o tema principal: “Jovem e mercado de trabalho”.
E para orientar os estudos e pesquisas que embasarão as oficinas temáticas realizadas com os jovens, o tema será abordado através de três subtemas:
Subtema 1: Desenvolvimento econômico e geração de trabalho;
Subtema 2: Escolaridade e qualificação profissional;
Subtema 3: Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.
O QUE É O PARLAMENTO JOVEM DE MINAS?
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.
É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
OBJETIVOS DO PJ MINAS
- Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
- Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
- Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
por Assessoria de Comunicação