Alunos guapeenses se reúnem para lançamento do Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas desenvolvido pela Assembleia Legislativa e pela PUC Minas é desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. O programa de formação política vai tratar este ano do tema "Melhorias no Ensino Escolar".
Publicado em 11/04/2024 13:30 - Atualizado em 11/04/2024 14:26
Na noite desta última quarta-feira (10/04), dezenas de alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Lauro Correa do Amaral, se reuniram na Câmara Municipal de Guapé para participarem do lançamento oficial do Parlamento Jovem de Minas.
O lançamento foi conduzido pelo monitor Ruam Vitor Silva Barbosa Moreira, ex-aluno do Parlamento Jovem de Minas em Guapé, que apresentou como funcionará o programa de formação política para os novos estudantes. O monitor Luís Felipe de Souza Santos e a aluna Jussara Faria, que também participaram dos últimos anos, fizeram seus relatos sobre o PJ Minas.
O Parlamento Jovem de Minas desenvolvido pela Assembleia Legislativa e pela PUC Minas é desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. O programa de formação política vai tratar este ano do tema "Melhorias no Ensino Escolar".
O QUE É O PARLAMENTO JOVEM DE MINAS?
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.
É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
OBJETIVOS DO PJ MINAS
- Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
- Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
- Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
por Assessoria de Comunicação